@MastersThesis{Trivelato:1988:CoRoRe,
author = "Trivelato, Gilberto da Cunha",
title = "Controle de rodas de rea{\c{c}}{\~a}o atrav{\'e}s de
t{\'e}cnicas digitais usando modelos de refer{\^e}ncia",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "1988",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "1988-02-25",
keywords = "controle de atitute, controle digital de torque, rodas de
rea{\c{c}}{\~a}o, modelo de refer{\^e}ncia,
simula{\c{c}}{\~a}o versus experimento, attitute control,
digital control torque reaction wheels, reference model,
simulation versus experiment.",
abstract = "Este trabalho apresenta o estudo e o desenvolvimento de sistemas
de controle digitais de torque de rodas de rea{\c{c}}{\~a}o
(usadas no controle de atitude de sat{\'e}lites artificiais),
usando modelos de refer{\^e}ncias, com o objetivo de reduzir os
efeitos dos: i) torques perturbados na roda e, ii) ru{\'{\i}}dos
nos seus sensores, sobre o torque produzido pela roda.
Inicialmente apresentam-se a formula{\c{c}}{\~a}o do problema,
as simplifica{\c{c}}{\~o}es efetuadas, o modelo de
refer{\^e}ncia utilizado e o modelo da roda real simulado.
Depois, selecionam-se os prov{\'a}veis controladores e definem
crit{\'e}rios para a escolha dos seus par{\^a}metros. Finalmente
testam-se os dois controles selecionados (proporcional-P- e
proporcional mais integral- PI- realimentados em velocidade) com
simula{\c{c}}{\~o}es digitais e implementa{\c{c}}{\~o}es
digitais e implementa{\c{c}}{\~o}es em laborat{\'o}rio. Os
resultados indicam que: 1) o controle por modelo de
refer{\^e}ncia {\'e} adequado ao problema; 2) ambos os
controladores atendem aqueles objetivos; 3) o controlador P {\'e}
melhor que o PI no presente caso; 4) os crit{\'e}rios de projeto
definidos s{\~a}o satisfat{\'o}rios ; e 5) a
simula{\c{c}}{\~a}o digital desenvolvida da roda de
rea{\c{c}}{\~a}o est{\'a} qualificada para o uso em
simula{\c{c}}{\~o}es de sistemas de controle de atitude de
sat{\'e}lites artificiais. ABSTRACT: This work presents the study
and the development of digital control systems of reaction wheel
torques (used in the attitude control of artificial satellites)
using model-following control techniques, to reduce the effects
of: i) wheel disturbing torques, and ii) wheel sensor noises, on
wheel torque. Initially, it presents the formulation of the
problem, the simplifications done, the reference model of the
reaction wheel used. Then it selects the candidate controllers and
the criteria for choosing their parameters. Finally, two of the
selected controllers (proportional - P - and proportional plus
integral - PI - with velocity feedback) are tested by digital
simulation and hardware implementation. These tests show that: 1)
the model following technique is adequate to the problem; 2) both
controllers satisfy those objectives; 3) the P controller is
better than the PI one in this case; 4) the adopted criteria are
satisfactory; and 5) the digital simulation of the reaction wheel
is qualified for digital simulations of attitude control
systems.",
committee = "Rios Neto, Atair (presidente) and Oliveira e Souza, Marcelo Lopes
de (orientador) and Cunha, Henrique Antunes and Yoneyama, Takashi
and Martins Neto, Antonio Felix",
copyholder = "SID/SCD",
englishtitle = "Control of reaction wheels through digital techniques using
reference models",
label = "5795",
language = "pt",
pages = "203",
ibi = "6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTeia",
url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTeia",
targetfile = "Gilberto da Cunha Trivelato_INPE-4618-TDL-335.pdf",
urlaccessdate = "09 maio 2024"
}