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@MastersThesis{Trivelato:1988:CoRoRe,
               author = "Trivelato, Gilberto da Cunha",
                title = "Controle de rodas de rea{\c{c}}{\~a}o atrav{\'e}s de 
                         t{\'e}cnicas digitais usando modelos de refer{\^e}ncia",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "1988",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "1988-02-25",
             keywords = "controle de atitute, controle digital de torque, rodas de 
                         rea{\c{c}}{\~a}o, modelo de refer{\^e}ncia, 
                         simula{\c{c}}{\~a}o versus experimento, attitute control, 
                         digital control torque reaction wheels, reference model, 
                         simulation versus experiment.",
             abstract = "Este trabalho apresenta o estudo e o desenvolvimento de sistemas 
                         de controle digitais de torque de rodas de rea{\c{c}}{\~a}o 
                         (usadas no controle de atitude de sat{\'e}lites artificiais), 
                         usando modelos de refer{\^e}ncias, com o objetivo de reduzir os 
                         efeitos dos: i) torques perturbados na roda e, ii) ru{\'{\i}}dos 
                         nos seus sensores, sobre o torque produzido pela roda. 
                         Inicialmente apresentam-se a formula{\c{c}}{\~a}o do problema, 
                         as simplifica{\c{c}}{\~o}es efetuadas, o modelo de 
                         refer{\^e}ncia utilizado e o modelo da roda real simulado. 
                         Depois, selecionam-se os prov{\'a}veis controladores e definem 
                         crit{\'e}rios para a escolha dos seus par{\^a}metros. Finalmente 
                         testam-se os dois controles selecionados (proporcional-P- e 
                         proporcional mais integral- PI- realimentados em velocidade) com 
                         simula{\c{c}}{\~o}es digitais e implementa{\c{c}}{\~o}es 
                         digitais e implementa{\c{c}}{\~o}es em laborat{\'o}rio. Os 
                         resultados indicam que: 1) o controle por modelo de 
                         refer{\^e}ncia {\'e} adequado ao problema; 2) ambos os 
                         controladores atendem aqueles objetivos; 3) o controlador P {\'e} 
                         melhor que o PI no presente caso; 4) os crit{\'e}rios de projeto 
                         definidos s{\~a}o satisfat{\'o}rios ; e 5) a 
                         simula{\c{c}}{\~a}o digital desenvolvida da roda de 
                         rea{\c{c}}{\~a}o est{\'a} qualificada para o uso em 
                         simula{\c{c}}{\~o}es de sistemas de controle de atitude de 
                         sat{\'e}lites artificiais. ABSTRACT: This work presents the study 
                         and the development of digital control systems of reaction wheel 
                         torques (used in the attitude control of artificial satellites) 
                         using model-following control techniques, to reduce the effects 
                         of: i) wheel disturbing torques, and ii) wheel sensor noises, on 
                         wheel torque. Initially, it presents the formulation of the 
                         problem, the simplifications done, the reference model of the 
                         reaction wheel used. Then it selects the candidate controllers and 
                         the criteria for choosing their parameters. Finally, two of the 
                         selected controllers (proportional - P - and proportional plus 
                         integral - PI - with velocity feedback) are tested by digital 
                         simulation and hardware implementation. These tests show that: 1) 
                         the model following technique is adequate to the problem; 2) both 
                         controllers satisfy those objectives; 3) the P controller is 
                         better than the PI one in this case; 4) the adopted criteria are 
                         satisfactory; and 5) the digital simulation of the reaction wheel 
                         is qualified for digital simulations of attitude control 
                         systems.",
            committee = "Rios Neto, Atair (presidente) and Oliveira e Souza, Marcelo Lopes 
                         de (orientador) and Cunha, Henrique Antunes and Yoneyama, Takashi 
                         and Martins Neto, Antonio Felix",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Control of reaction wheels through digital techniques using 
                         reference models",
                label = "5795",
             language = "pt",
                pages = "203",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTeia",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTeia",
           targetfile = "Gilberto da Cunha Trivelato_INPE-4618-TDL-335.pdf",
        urlaccessdate = "09 maio 2024"
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